Aventuras na natureza da Flórida

IMG_1358
Spring Silver Glen e sua água turquesa, um convite ao banho (mesmo frio).

Para aqueles que querem um pouco mais da Flórida do que os parques, as compras e as atrações urbanas, aqui  tem tantos outros encantos! Hoje vamos falar dos springs. As piscinas naturais da Florida, chamados de Springs, são regiões de afloramento do grande aquífero da Florida. Esse aquífero é formado por águas minerais, proveniente das chuva e do próprio lençol freático, são filtradas e resfriadas pela camada de calcário que existe na geologia da Florida.

Colocando de forma mais amigável, as piscinas naturais da Florida são alguns dos lugares de agua mais espetaculares que já vi! É tao bonito que a sua primeira reação ao entrar num spring é literalmente ficar boquiaberto e apenas contemplar de onde é possível vir tanta transparência e beleza!

Essas fontes, além de fornecerem água mineral para engarrafamento, e serem a maior reserva de água potável do estado, são regiões, parques e áreas de preservação ambiental (felizmente) e podem ser visitadas e admiradas.

IMG_1561
Cores de tirar o fôlego
IMG_1344 2
Mesmo fria em um dia de inverno, não resistimos

IMG_1382
Bora lá?

Onde ficam os springs?

Os springs estão espalhados pela Florida toda, são mais de 300 ao total, entre parques, áreas de preservação e áreas privadas, como é possível ver nesse mapa.

mapa Springs
Mapa de localização dos springs. Fonte: https://www.floridaspringlife.com/florida-springs

Além dos mapas, esse site traz muita informação sobre cada spring, de forma resumida, o que e possível fazer em cada um (alguns se pode nadar, outros não – por exemplo) e ajuda na decisão de qual spring visitar (em inglês).

Para decidir qual spring visitar, é importante verificar quanto tempo pretende ficar na estrada, pois, eles estão espalhados por toda a Flórida. Os exemplos abaixo são os springs mais próximos a Orlando. Clique no nome do parque para ir para o site principal do mesmo. Todos os springs tem uma taxa de visitação que variam de 5 a 8 dólares por pessoa.

Springs  mais conhecidos e a distância de Orlando:

Wekiwa Springs State Park – 45 min

Weeki Wachee Springs State Park – 2 horas

Esse parque é o que tem o show das sereias, que é um show que acontece num auditório subterrâneo desde 1947, 365 dias por ano e 3 vezes ao dia. Esse show é feito num aquário natural, com águas do spring, onde ocorre um show com 5 sereias. As crianças principalmente ficam encantadas. Atualmente as regras ambientais não permitiriam a instalação de um show como esse, mas como ele já ocorre há muito tempo, ele é mantido.

Blue spring State Park– 1 hora

Rainbow Springs State Park and Rainbow River– 1,5 horas

Three Sisters Springs– 1,5 horas

Dos lugares que cito, esse é o único que é privado, não um parque. Então ele é um pouco mais caro para visitação, mas oferece uma jardineira para transporte entre o centrinho da cidade e o spring. As regras de preservação, para entrar na agua são as mesmas dos parques.

Outra característica importante a considerar é a época do ano em que a visita ocorrerá.  Se for inverno, quase nenhum spring permite entrar na água, porque as águas nessa época pertencem aos peixes-boi. Mas pode entrar de caiaque e canoa, então você ainda pode remar com esse gigantes e dóceis amigos pertinhos de você.

Dá uma olhada nesse vídeo abaixo, foi em um dos springs onde estávamos remando e em baixo de nós tinha uma mãe e um filhote de peixe-boi. Foi um passeio inesquecível!

Atividades

Caiaques e canoas – Em todos os springs que fomos é possível alugar caiaques e canoas e fazer passeios nos lindos rios, com tartarugas, muitos peixes e aves.

Trilhas – trilhas de tamanhos variados para fazer, desde longas caminhadas até curtos passeios, inclusive com acesso a cadeirantes e portadores de necessidades.

Camping -todas os springs tem áreas de camping, alguns bem concorridos e difíceis de conseguir vagas. Acampar nos springs foi tema desse outro post aqui.

Mergulho snorkel com peixe-boi – em alguns springs é permitido fazer mergulho guiado com peixe-boi, como no caso do Crystal River, mergulho com snorkel.

Mergulho autônomo- mais uma opção de passeio nos springs é o mergulho. Em algum deles, e permitido mergulho com e sem equipamento.

Devil’s Den Spring – Williston, Fl

Manatee Springs State Park– Cheifland, Fl

Ginnie Spring– High Spring, Fl

Blue Grotto Dive Resort – Williston, Fl

 

Manatees

Quando você visita a Florida, além dos jacarés, um outro animal muito importante na fauna do estado é o peixe-boi, o manatee. Moro no litoral, mas aqui também desemboca um grande rio que forma inúmeros canais de acesso ao mar. No inverno, quando as aguas do mar se resfriam, os peixes-boi adentram pelos canais em busca de agua mais aquecida. As aguas dos springs estão sempre de 20 a 23 graus, o que é mais quente que a agua do mar no inverno. Nesses períodos, de novembro a marco, é possível encontrar dezenas de peixe-boi nos springs e canais. Eles são enormes, dóceis e em alguns springs é possível nadar, boiar, andar de caiaque e canoa ou mergulhar com eles. Em outros as regras são mais controladas. Mas todos eles tem oe manatees como ponto alto do passeio e de preservação.

Jacarés

Flórida é um estado que tem jacarés por todos os lados. Então você verá placas de que é possível encontrar algum jacaré nas aguas dos springs. Nós nunca vimos um nos springs. As aguas são normalmente frias para eles, então eles ficam mais nos lagos. Sim, já cruzamos com muitos jacarés nos nossos passeios, mas não nos springs.

 

O próximo post será sobre acampar na Florida, como fazer, o que levar, para motivar o turismo de natureza, o contato e a vivencia outdoor que é tão importante para nos e nossos filhos.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s