Acampando na Florida

Camping
A noite, num cantinho da Florida, vivendo nossa essência.

Esse post é dedicado a quem mora nos Estados Unidos e quer começar a se aventurar acampando por aqui. Ou pra quem já tem prática com acampamentos no Brasil, mas ainda não esteve desbravando a natureza daqui.

Segue um curto vídeo sobre acampar nos Estados Unidos, nesse video mais detalhado sobre a Flórida.

Somos escaladores e montanhistas e estávamos sempre acampando no Brasil com nossos pequenos. E agora aqui não podia ser diferente! Quando você sente sua energia renovar-se após um bom acampamento em família, sua mente já fica criando a próxima oportunidade.

Acampávamos em diversos lugares no Brasil, mas nossa preferência eram os parques, Nacionais, estaduais ou áreas de preservação. E aqui com uma cultura tão sólida de turismo de parques, não podia ser diferente. Como estamos na Florida, não temos montanhas, mas em compensação, a região é generosa em praias especiais e parques onde a atração principal é a água.

Alex_Springs_2020-1654
Acampamento armado. A gente brinca que aqui o camping é mais “nutela”, pois note onde o carro fica estacionado! E todo o “luxo” de infra-estrutura que conseguimos levar.

E como é acampar aqui? Quais as diferenças? Primeiro é a infra-estrutura. Chegamos perto do ThanksGiving, um feriado tão significativo quanto o Natal, para os americanos e tentamos conseguir alguma reserva cerca de duas semana as antes do feriado. Pro nosso choque, não havia um lugarzinho de barraca disponível, umzinho só… Então, se possível, se planeje e reserve com antecedência. Em alguns lugares muito conhecidos e procurados, de 2 a 6 meses! Mas sempre achamos um cantinho para armar a barraca, pode não ser dentro daquele parque especial, mas um chãozinho sempre tem.

Quando se fala em acampar, no pensamento americano, pode ser com barracas ou com RV (recreational vehicle – Motorhome para brasileiros). Então vai da sua preferência e bolso.

IMG_1534
Todos os campings, mesmo os mais simples, como esse acima, tem lugares para fogueira, mesa e churrasqueira. Repare que essa foto é bem do nosso começo aqui na Florida. caixa de papelão, fogareirinho de benzina de uma boca.

Como e onde acampar

A estrutura americana é formada por Parques Nacionais (como Grand Canyon, Everglades, Yosemite, etc), Parques Estaduais, Florestas Nacionais e Áreas de Preservação Nacional. Também tem campings particulares em todas essas áreas de atrações naturais.

São 62 Parques Nacionais no país e todos eles pode-se conseguir reserva para acampar por aqui.

As regras variam. Tem parques que abrem a reserva exatamente um mês antes da data que você pretende acampar, o que acho ótimo, porque nesse caso você não precisa de 4 meses de antecedência. Outros já ficam abertos o ano todo, e nesses fica bem difícil conseguir vaga. Os maiores e mais procurados estão em geral com essa regra dos 14-30 dias de antecedência (como comparação, Itatiaia no Brasil tem a mesma regra).

O Yosemite, camp 4, que é acho que o mais conhecido e procurado, funciona na base de chegar e participar da “loteria”, ou seja, sorteio das vagas que estão, tendo um máximo de 7 noites por lá. Então os parques Nacionais andam com critérios bem justos para se conseguir vagas.

Outro critério importante ao fazer a reserva é escolher a vaga para RV (nesse caso ela é ampla e normalmente tem uma estradinha plana /ou quase para se estacionar a RV. Ou barraca, ou áreas mistas, e ai você precisa citar com o que ira acampar. Todas as áreas colocam o número máximo de pessoas, barracas, carros e RV por campsite.  E tem também os lugares com eletricidade, água e algumas vezes esgoto (full hookup se fornecer esses 3 serviços). Nos parques Nacionais, o comum é encontrar eletricidade e água. O esgoto normalmente fica na entrada/saída dos campings.

Os preços da diária nos parques variam de 20-50 dólares (depende se fornece eletricidade ou não).

IMG_3360
Por dentro do nosso hotel todas as estrelas

Outras formas de acampar se não forem nos Parques Nacionais.

  1. Parques Estaduais, pode-se fazer a reserva através desse site.
  1. Florestas Nacionais e áreas de preservação Nacional – são áreas que não tem a mesma importância de um parque Nacional, mas são gerenciados pelo Governo Federal americano, o mesmo que gerencia os parques Nacionais. A diferença é que normalmente estão em áreas preservadas e algumas vezes próximos aos parques Nacionais, mas sem ter as mesmas atrações tão concorridas. Acampar em florestas Nacionais é menos concorrido e mais barato. As reservas também são feitas pelo site que faz as dos parques nacionais.

Dando o exemplo aqui da Florida, são 3 parques Nacionais, todos ao Sul do Estado. São 175 parques Estaduais e 3 Florestas Nacionais. Ou seja inúmeras possibilidades de acampamento e conhecer essas lindas regiões. Uma dica super legal eé acampar nos springs da Florida, e você pode ver aqui o que são, como fazer para ir e as atividades de la.

IMG_3346
Spring da Florida, para te inspirar a ir acampar num desses maravilhosos lugares. Dá uma olhada nos posts sobre eles.

Infraestrutura

Os campings dos parques Nacionais e Estaduais, todos tem a área delimitada para seu camping, na brincadeira chamamos de latifúndio, pois normalmente é uma área bem grande que esta incluída na sua reserva. Nessa área tem uma mesa com bancos, uma fogueira de chão e uma churrasqueira. E uma torneira com água. TODOS. Isso é super legal, pois você sabe que pode contar com essa estrutura e se planejar. Algumas tem redário.

Esses campings também tem banheiros com chuveiros, normalmente quentes, a não ser que a área seja muito remota. Mas essa informação está sempre bem clara no site do camping, quando você vai fazer a sua reserva. Os maiores parques, tanto estaduais quanto nacionais, tem máquinas de lavar roupa e secar a disposição (no esquema de pagamento por quarters – moedas de 0,25 centavos de dólar).

A eletricidade depende, pois normalmente tem lugares com eletricidades e mais caros, ou sem e mais baratos, ai vai da sua escolha e disponibilidade.

O único porém pra quem vai de barraca é para lavar a louça. Alguns parques têm pias comunitárias próximo ao banheiro, mas são minorias. Então é muito comum você precisar lavar a louca na torneira do seu camping, o que não é lá muito confortável.

Lenha e gelo tem sempre nas pequenas lanchonetes dos campings para vender. Nos acabamos por comprar o gelo no segundo dia, mas saimos de casa abastecidos. Lenha normalmente compramos no camping mesmo. E também sempre tem algumas coisinhas básicas pra vender nas pequenas lanchonetes. Mas não conte com isso. Defina seu cardápio e saia de casa com suprimentos para todas as refeições.

Sugestões de refeições fáceis para as noites de camping são mexicano, hamburguer, macarronadas. Durante o dia passamos com snacks, frutas e wraps.

O que levar

Como os campings daqui são muito mais estruturados que os brasileiros, nós temos algumas histórias engraçadas. Tínhamos fogareiro de benzina no Brasil, super técnico, pois era necessário carregarmos toda a carga na mochila. Ai chegamos aqui e fomo acampar com nosso fogareirinho pequeniníssimo de uma boca, levamos comida liofilizada (aquelas desidratadas de pacotinho) e estávamos felizes da vida preparando nosso jantar. Quando chega nosso vizinho de camping, com uma caminhonete enorme, baixa uma churrasqueira e uns bifões enormes. E o cheiro maravilhoso de churrasco no ar. Meu filho pergunta…sério que ele vai comer churrasco e nós essa comida? Foi engraçado! Ai começamos a preparar nosso camping um pouco mais “nutela” para se adequar a forma americana e gostosa de acampar. Claro que ainda é possível acampar de forma mais técnica. Mas aqui está tão fácil acampar assim, que nos adaptamos fácil!

Então fiz um check-list do nosso acampamento “americano” e coloco pra vocês. Quem sabe já facilita a vida!

 

Check list Camping na Florida

Camping

– Barraca

– Lona para colocar debaixo da barraca (se não tiver essa lona/toldo, um jornal velho já ajuda a proteger da umidade e protege a barraca)

– Saco de dormir, colchonete, ou colchão inflável

– Isolante térmico (isso é bem importante para proteger da umidade, pode ser mat de yoga de borracha, tapetinho de criança de borracha, qualquer coisa que isole da friagem do chão). Caso seja colchão inflável de camping, ele já tem esse isolamento.

– Travesseiro (se sentir necessidade)

– Cobertores

–  Lanternas

– Lona (para barracas não muito resistentes a água, para colocar por cima da barraca em caso de chuva) – barracas novas ou de qualidade não precisam dessa lona.

– Canopy  (essas tendas de praia mesmo). Se tiver, é legal para colocar em cima da mesa (todos os campings tem mesa). Protege do sereno e chuva.

Cozinha

– Fogareiro

– Gás reserva

– Panelas, frigideira, tabua de corte, etc (pensar no cardápio)

– Pratos, copos e talheres (alguns talheres para cozinhar) – para toda a família

– Cantil, Squeeze, Streamer, ou qualquer garrafa para água (para todos)

– Sabão e esponja para lavar louça

– Pano de prato

– Cadeiras (de praia ou camping –quem tiver)

– Garrafas de água mineral (suficiente para todos e cozinhar, todos os dias)

– Lenha (normalmente uma família usa um fardo de lenha por noite) -no publix é o lugar mais barato.

– Vinho ou bebidas que tomar (quem tomar) e taças ou canecas – o que for da preferência

– Se tomar café, os apetrechos necessários para fazê-lo

– Isqueiro ou acendedor

– Rolo de toalha de papel

– Cooler com gelo (precisaremos de outro fardo para o segundo-terceiro dia, mas normalmente compramos lá, um por dia. Saímos com o primeiro dia daqui).

– Nós tb usamos um cooler de armário de comida. Um fica com as coisas de geladeira e o outro fica com comidas. Esse nosso segundo não é a prova de bichos (racoons abriram ele) então deixamos no carro, pra garantir.

– Toalha de mesa (eu levo essas externas de plástico)

Vestuário

– Roupas íntimas e meias

– Camisetas

– Bermudas e calça comprida

– Casaco

– Pijama ou roupa confortável para dormir

– Boné, ou outra cobertura de cabeça

– Roupa de banho

– Chinelo

– Calçado fechado (confortável)

– Capa de chuva

– Toalha de banho (piscina e banho)

– roupa de cama (se achar necessário, não for levar saco de dormir, etc.)

– Bóia de braço ou outra bóia que usem para as crianças pequenas

Higiene

– Toalha de banho

– Shampoo, condicionador e sabonete (se tiver banheiro e fizer questão do banho)

– Escova, pasta de dente e fio dental

– Desodorantes

– Papel higiênico

– Lenço umedecido

 

Outras coisas importantes

– Repelente contra insetos

– Protetor Solar

-Pilhas reservas para lanternas (tudo o que utilizar pilhas)

– Óculos de sol

– Canivete multifuncional

– Sacos plásticos (vários) para lixo, roupas sujas e molhadas

– Primeiros socorros

– Cordinhas, cabinhos ou sisal, para amarras, para prender o toldo, para estender roupa, dependurar coisas em árvores, para tudo!)

– Lampião, luminárias de acampamento (quem tiver)

Comidinhas por família

– Frutas

– Água para tomar e cozinhar para todos os dias

– Bebidas de preferência (sucos, sucos pequenos para trilhas/dia, cerveja e/ou vinho para a noite)

– Snacks para dia, beliscos a noite, etc.

– Comidas do cardápio abaixo

– Lembrar de temperos, azeite, cebola, açúcar, fósforo ou acendedor reserva

 

Por hoje é isso. Espero que se você more por aqui, se inspire a buscar outras atividades, curtir a incrível natureza desse estado lindo e aproveitar a convivência com família, amigos e natureza!

Boas aventuras!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s